sábado, 11 de abril de 2015

Resenha #4 : Eleanor & Park - Rainbow Rowell




Sinopse:

Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.

Resenha:

O primeiro contato que tive com esse livro foi a partir do momento que me pus a pesquisar mais sobre "Fangirl", da mesma autora. Os livros da Rainbow são um consolo muito agradável para qualquer jovem que já tenha lido qualquer um dos livros do John Green, não porque são parecidos, mas por ambos os autores lidarem bem com a nossa mente. Porque, sem sombra de dúvidas, nessas páginas há todas as informações que um psicólogo possa querer saber sobre nós. Não generalizando, é claro.
A narrativa do livro é a princípio bem peculiar. Não há capítulos, ou seja, é uma história constante, do início ao fim. Cada parte é indicada pelo nome dos personagens principais, então não se assuste ao se deparar com os nomes ELEANOR e PARK indicando os 'capítulos' ao decorrer da leitura. Como a capa já vem mostrando, John Green falou o seguinte sobre o livro:

"Eleanor e Park me lembrou não apenas de como é ser jovem e apaixonado por uma garota, mas de como também é ser jovem e apaixonado por um livro."

E ele estava certíssimo ao dizer isso. É meio que impossível você não se perder em lágrimas e sorrisos enquanto lê. Essa é apenas a introdução. Vamos à resenha em si.

   Eleanor é uma garota 'grande' -e isso já me fez gostar dela, me identifiquei- e que aparentemente não dá a mínima para o que os outros falam dela. É ruiva, tem belos cabelos cacheados que somente a dá mais atenção do que o necessário. Além, é claro, de suas roupas extravagantes. Mas há uma coisa em Eleanor que a diferencia ainda mais das outras garotas: os problemas familiares. 
  Eleanor é a irmã mais velha de quatro crianças e vive em constante receio por estar exposta à Richie, o padastro agressivo, abusivo e alcoólatra que uma vez já a expulsou de casa. Sua vida não é a mais fácil, isso fica bem claro. Ela então vive em um estado vergonhoso, onde a pobreza, a miséria, o medo e o bullying a fazem pensar que nada mais pode salvá-la. 
   E é aqui que entra o Park.
  Park é um coreano -por parte de mãe- que faz de tudo para não chamar atenção. Como um bom garoto dos anos 80, Park é viciado em quadrinhos e em bandas de rock, entre elas, uma das minhas favoritas: The Cure. E esses gostos e costumes que abrem a porta para o romance florescer.
Inicialmente, Eleanor e Park se encontram no ônibus escolar. Logo no primeiro dia na nova escola, Eleanor encara uma das piores tarefas da vida de qualquer novato: achar um lugar para se sentar. Obviamente, um grupo de alunos não a deixa nenhum espaço e isso faz com que Park, irritado, a grite para se sentar ao seu lado.
Os dois não gostam nada da ideia de tê-los como companhia um do outro todos os dias, mas logo se dão conta de que por trás daquela rotina costumeira e embaraçosa de se sentar e percorrer um caminho em silêncio, que são mais parecidos do que imaginam. 
Com o decorrer do tempo, com conversas muito curtas, eles vão entendendo e enxergando muito além que aparência e indiferença. Eleanor se vê interessada em ler os quadrinhos de Park, e ele, para a surpresa da garota, está disposto a emprestá-los para ela. E aí começa, então, entre troncos e barrancos, uma das melhores histórias de amor que já li.
   O livro trata muito mais de um romance adolescente. Trata de como devemos olhar para o outro muito mais além do que sua aparência o faz pensar. Por trás de uma Eleanor extravagante, existe uma menina com uma vida infinitas vezes pior do que qualquer outra. Uma garota forte, que aguenta e luta para proteger os irmãos em todos os momentos possíveis. 
Por trás de Park, um garoto comum e muito calado, existe um homem que lutou -literalmente, vocês precisam ler essa parte- para proteger a menina que todos xingavam e repreendiam. Muito mais que apenas outro garoto, Park também lida com problemas em casa. Claro, não tão graves quanto os de Eleanor, mas um fardo individual que é difícil de se segurar. Seu pai, ex-militar, não consegue aceitar que o filho tem uma personalidade e gostos diferente do que ele pensa ser o certo. 
Juntos contra o mundo, Eleanor e Park vivem e aprendem em seu pequeno infinito, que devem aproveitar cada segundo como o último, porque no fim, o último segundo sempre chega. 

Minha opinião:

Sem poupar palavras e sem nenhum eufemismo, eu digo: UM DOS MELHORES LIVROS QUE JÁ LI EM TODA A MINHA VIDA!
Seu roteiro, a escrita flexível, as piadas e o humor negro por algumas partes, a descrição de cada toque, cada olhar, cada nova descoberta, cada pensamento e desejo, todos, exclusivamente todos, me encantaram. Acredito que encantará qualquer um que optar por ler o livro futuramente. 
Ele tem o melhor acervo de frases e trechos que existe.

"Se lhe mostrasse o quanto precisava dele, ele sairia correndo"
 
"Eleanor não tinha onde esconder seus segredos. Numa caixa, sobre a cama. Na casa de Park, a um bloco dali. O tempo de ambos juntos estava acabando"

"Segurar a mão de Eleanor era como segurar uma borboleta. Ou um coração a bater. Como segurar algo completo, e completamente vivo"



Para entrar no ritmo da história, eis aqui Friday I'm in Love do The Cure:

P.S.: Haverá um filme de Eleanor e Park e as filmagens começarão neste ano!
Espero que tenham gostado! Até a próxima xD

3 comentários:

  1. Sou apaixonado por esse livro e não vejo a hora de assistir a adaptação. Também adorei Fangirl ♥♥

    ResponderExcluir
  2. Não tem como não ser apaixonado por esse livro, gente! <3 Rainbow é musa, só escreve livro bom! Fangirl é outro livro perfeito <3
    Obrigada por comentar! <3

    ResponderExcluir
  3. Gostei da resenha Felipe. Este livro parece ser ótimo. Só ouço excelentes elogios a respeito desta autora. Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir

Cada comentário ajuda o Blog a crescer cada vez mais. Obrigado por nos visitar.