segunda-feira, 23 de março de 2015

Resenha #2: O Teste - Joelle Charbonneau

Eaí pessoal, tudo na paz? Espero que tenham gostado do novo visual aqui do Blog, foi graças a minha grande amiga e também futura resenhista Leticia Miyazaki (dou o maior valor a essa mulher :3)
SINOPSE: No dia de formatura de Malencia ‘Cia’ Vale e dos jovens da Colônia Cinco Lagos, tudo o que ela consegue imaginar – e esperar – é ser escolhida para O Teste, um programa elaborado pela Comunidade das Nações Unificadas, que seleciona os melhores e mais brilhantes recém-formados para que se tornem líderes na demorada reconstrução do mundo pós-guerra. Ela sabe que é um caminho árduo, mas existe pouca informação a respeito dessa seleção. Então, ela é finalmente escolhida e seu pai, que também havia participado da seleção, se mostra preocupado. Desconfiada de seu futuro, ela corajosamente segue para longe dos amigos e da família, talvez para sempre. O perigo e o terror a aguaram.  
                                                 Resenha
Não Confie Em Ninguém, o Pai de Cia bem que avisou...

     Essa foi uma das muitas distopias lançadas aqui no Brasil após o sucesso de Jogos Vorazes e Divergente.
     Decidi apostar em O Teste após ler muitas resenhas positivas e outras nem tanto. Fiquei com vontade de ler e formar minha própria opinião, e assim o fiz (hehe). Comprei o livro e quando ele chegou aqui em casa fui correndo ler e ver se era tudo aquilo mesmo. Mas ao me deparar com as primeiras 50 páginas ele se tornou chato e enfadonho, e aquela vontade de desistir se instalou em mim. Resolvi que aquele não era o melhor momento e que a culpa não estava no livro e sim em mim. Dito e feito, peguei-o novamente no comecinho desse mês e foi aí que veio a surpresa.
     Cia vive na Colônia Cinco Lagos, seu grande plano de vida é ser escolhida pelo Teste, assim como seu Pai também foi a muito tempo, porém ninguém de sua colônia é selecionado a mais de 10 anos. Ela tem 4 irmãos, um deles é Zeen o mais velho e mais próximo a ela, que apesar de ser extremamente inteligente também nunca foi escolhido.
      Eis que o inesperado acontece e um dia após sua formatura escolar, um oficial de Tosu City(principal cidade dessa nação) chega com a notícia de que Cia e outros quatro formandos de Cinco Lagos foram convocados para o teste, entre eles duas mulheres - Cia e Zandri-  e mais dois garotos chamados Tomas e Malachi.
    Quando Cia chega em casa com a notícia de que foi selecionada, todos comemoram, exceto Zeen que aparenta uma certa inveja, e a expressão de medo e preocupação de seu Pai não poderia ser maior. Após a comemoração inicial seu Pai a chama para conversar, ele conta que a Universidade é um caminho sem volta e que ao chegar lá Cia nunca mais poderá voltar para casa, e que tudo pode ser mais perigoso do que ela imagina, além disso ele mesmo não se lembra de nada do que ocorreu durante os testes e desconfia que sua memória dessa época tenha sido apagada pelos oficias de Tosu City. E nesse momento ele dá um conselho crucial e que nunca sai da nossa cabeça durante todo o livro (mas parece nem ter entrado na cabeça da Cia -_-): NÃO CONFIE EM NINGUÉM
    Cia, Tomas, Zandri e Malachi são levados ao centro de testes em Tosu City, ao chegarem lá eles tomam consciência de que aquilo tudo é mais perigoso do que aparentava ser. Então chega a parte emocionante do livro onde começamos a acompanhar a busca de Cia e Tomas pela vitória, mas a batalha dos dois deixa de ser apenas por uma vaga na Universidade e passa a ser pela vida.
    Obs: O Teste tem como fim preparar líderes fortes que saibam lidar com a pressão e as consequências de seus atos, além de adquirir a capacidade de abrir mão de uma vida em prol de um bem maior. Importante ressaltar que só as pessoas que passarem por esse teste tem o direito de frequentar a Universidade.
                                                        MINHA OPINIÃO
 
Falar sobre O Teste é complicado pra mim, tenho uma relação de amor e ódio com esse livro, pois apesar de ter gostado o começo foi muito arrastado, porém fico muito feliz por não tê-lo abandonado.
   O Tomas e a Cia tem um certo aproximamento no decorrer da história, a princípio até pareceu algo forçado mas acabou me agradando. A autora é muito inteligente, e a obra é mais completa do que parece ser. Não posso deixar de falar da qualidade do mundo criado por ela e das situações em que os personagens foram colocados, sem contar o quanto alguns deles são completamente dissimulados e mentem tão bem que levei um grande tapa na cara lá pro fim (meio) do livro.
   Cia é muito sagaz em vários momentos, mas em outros se deixou enganar facilmente, e confiou além da conta em quem não devia.
   Estou muito ansioso pra ler a continuação e ver se a autora manteve o nível do primeiro, também adoraria que ela desse um fim ao personagem responsável pela maior reviravolta que há dentro do livro, esse cara conseguiu me enganar direitinho, hehehe.
   A capa é bonita, tem alguns números pintados em verniz que só são possíveis de ver com o livro em mãos. A diagramação não me agradou tanto, encontrei alguns erros e a fonte é bem pequena. O livro tem 318 páginas, faz parte de uma Trilogia e já tem todos os volumes publicados aqui no Brasil.
   O Teste é para se pensar, não são todas as pessoas que vão amar, mas são poucas as que vão odiar.
   Recomendo pra quem curti uma boa distopia repleta de raciocínio.


                        
Ao longo do livro lembrei de várias músicas, mas Pompeii da Banda Bastille tem um casamento melhor com o livro: Ouçam AQUI.


6 comentários:

  1. Gostei da resenha Felipe. Parece ser uma distopia intrigante e interessante. Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nessa, obrigado pela visita :). O Teste é uma distopia muito válida pra quem gosta do gênero, recomendo muitíssimo!

      Excluir
  2. Cia é uma das minhas personagens favoritas de todas e eu amei tanto toda trilogia que eu não consegui falar sobre ela no blog kkk n estou preparado e olha que eu terminei A Formatura em janeiro. Adorei a resenha e tenta comprar o Estudo Independente porque é tão bom quanto o primeiro. Só o último que é mais complicado pra entender tudo. Abraços Felipe. #Sucesso #Guto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tão difícil falar de livros dos quais gostamos muito, né?
      Falar sobre O Teste não foi uma tarefa fácil, fiz e refiz essa resenha diversas vezes e nem assim consegui passar tudo o que eu queria. Já comprei Estudo Independente (hehehe), e vou ler mês que vêm!
      Abração :)

      Excluir
  3. Parece ser completo de suspense,de dar frio na barriga..

    ResponderExcluir

Cada comentário ajuda o Blog a crescer cada vez mais. Obrigado por nos visitar.